Consultoria

           A Entomol Consultoria tem como objetivo aprimorar as técnicas de monitoramento, orientar o controle das pragas da cana-de-açúcar com referência as informações básicas sobre biologia, comportamento, danos causados, prejuízo econômico, métodos de levantamentos populacionais, danos e importância econômica. Bem como, avaliar as informações obtidas nos levantamentos de campo e a eficiência do controle empregado, permitindo que a equipe possa executar de maneira eficaz o controle das pragas da cana, reduzindo as perdas e minimizando os custos de controle.

Monitoramento 

No manejo sustentável de pragas da cultura da cana-de-açúcar, o monitoramento é o principal componente para o sucesso na redução populacional da praga, mantendo-a em níveis de equilíbrio e promovendo a racionalização dos métodos de controle. Com este enfoque o que se pretende no monitoramento de pragas é tornar possível a realização de atividades contínuas de levantamento, estimativas de densidades populacionais, cálculo de perdas, recomendações de controle, acompanhamento de resultados, correções de métodos e avaliações populacionais.

Planejamento

Considera-se como praga todo animal que causa prejuízos econômicos à atividade agrícola desenvolvida pelo homem. Para evitar estes danos torna-se necessário o planejamento estratégico do manejo de pragas que inicia-se com avaliação da ocorrência da praga para conhecer as medidas de controle fundamentadas nos levantamentos de campo. Desta forma, são formadas as equipes de controle que darão subsídio para o manejo sustentável da praga alvo.

Treinamento

O treinamento das equipes tem por objetivo a capacitação para o desenvolvimento dos programas de manejo das pragas da cana-de-açúcar, abordando os principais temas como identificação, danos, sintomas de ataque, prejuízos econômicos, monitoramento de populações e controle.

Controle

Na elaboração de um programa de manejo de pragas são levados em considerações diversas etapas que incluem o reconhecimento das pragas-chaves com estudos taxonômicos e biológicos, o estudo dos fatores climáticos que afetam a dinâmica populacional da praga, a avaliação dos inimigos naturais, a determinação dos níveis de dano econômico, de controle ou de equilíbrio, a avaliação populacional por meio de amostragens e a avaliação dos métodos mais adequados para o controle da praga-alvo.

"A Entomol Consultoria prioriza nas suas recomendações, sempre que possível, o controle biológico de pragas, com ênfase na preservação dos inimigos naturais e no favorecimento do equilíbrio das populações"

© 2020 Entomol Consultoria