Entomologia

Entomologia é a ciência que estuda os insetos sob todos os aspectos, estabelecendo suas relações com os seres humanos, plantas e animais, correspondendo, respectivamente, a Entomologia Médica, Entomologia Agrícola e Entomologia Veterinária. A Entomologia Agrícola é o estudo das pragas agrícolas (insetos e ácaros) que causam danos às plantas cultivadas e dos métodos para controlá-las. 

Fonte: Entomologia Agrícola

(Gallo et al., 2002)

Inseto praga

O número de espécies de insetos descritas é estimado em aproximadamente um milhão, das quais cerca de 10% são pragas. Considera-se como praga todo animal que causa prejuízos econômicos à atividade agrícola desenvolvida pelo homem.

Broca da cana

Diatraea saccharalis

Broca gigante da cana

Telchin licus

Bicudo da cana

Sphenophorus levis

Danos as folhas 

Dano ao colmo 

Dano as raízes 

Os danos causados pelos insetos às plantas são variáveis, podendo ser observados em todas as partes vegetais. Dependendo da espécie e da densidade populacional da praga, do estádio de desenvolvimento e estrutura vegetal atacada e da duração do ataque, poderá haver maior ou menor prejuízo quantitativo e qualitativo.

Os insetos podem causar danos diretos e indiretos às plantas. Os danos diretos ocorrem pelo ataque do inseto nas diferentes estruturas vegetais da planta. Os danos indiretos ocorrem quando microrganismos oportunistas invadem os tecidos da planta atacada. Esses danos comprometem o produto a ser comercializado, alteram processos fisiológicos provocando reflexos na produção.

Redução da qualidade da matéria prima

Redução da produtividade agrícola

Redução da longevidade dos canaviais

Manejo Integrado de Pragas 

​NDE: Densidade populacional da praga, que causa prejuízos à cultura iguais ao custo de adoção de medidas de controle

Manejo I​ntegrado de Pragas
"MIP"

Dano

X
Dano econômico

Sistema de decisão baseado em análises de custo/benefício quanto ao interesse e/ou impacto nos produtores, sociedade e ambiente, visando manter as pragas abaixo do nível de dano econômico, com a utilização de técnicas representadas pelos diferentes tipos de controle.

Monitoramento

Nível de dano econômico: densidade populacional de um inseto que causa prejuízo econômico para a cultura semelhante ao custo de adoção da medida de controle.



Nível de controle: densidade populacional de um inseto em que medidas de controle devem ser adotadas para evitar que o NDE seja atingido.



Nível de equilíbrio: densidade populacional média de um inseto, durante um longo período de tempo, que não causa prejuízo econômico para a cultura.

© 2020 Entomol Consultoria